segunda-feira, 27 de julho de 2015

O Dragão (simbologia)

  Na Ásia, particularmente na China, o dragão é um simbolo de poder sobrenatural livre de desaprovação moral. Colocado nas vestimentas, sua ondulação representa os ritmos geradores dos elementos naturais, particularmente, o poder do trovão que traz a chuva, representado na iconografia como uma pérola na boca do dragão. Esse simbolismo relacionado à chuva é encenado na procissão dos festivais de primavera no segundo dia do segundo mês chinês, quando dragões de papel são levados em desfile em meio aos fogos de artifício. O dragão turquesa de cinco garras Lung era o emblema da dinastia Han e simbolizava o princípio ativo Yang. Também é o mestre dos mares e dos rios, e também uma serpente celestial sem asas que aparece como arco-íris. No Japão, o rei-dragão é uma figura proeminente no folclore local.
 No mundo celta, era considerado um, símbolo de força soberana, nas bandeiras da Inglaterra anglo-saxão e Pais de Gales, o dragão vermelho ainda é símbolo nacional.

3 comentários:

  1. Interessante! A Bandeira da Inglaterra é uma cruz vermelha (cruz de São Jorge, que matou um dragão, e é santo padroeiro da Inglaterra), mas não sabia que a bandeira tinha tido um dragão tb...

    ResponderExcluir
  2. Não sabia que São Jorge é o santo padroeiro da Inglaterra...muito interessante! Como um símbolo pode nos ensinar tanto...a informação liberta o ser humano. Obrigado! Namastê!
    Oss!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza... É bem isso, Cadu. O conhecimento liberta, sem dúvida!

      Excluir